domingo, 1 de abril de 2007

Mika Waltari/O egípcio


Minha opinião

O primeiro livro que li deste autor foi “O aventureiro”, até então não havia me passado pela cabeça a existência de um escritor Finlandês, e acho que acontece o mesmo com muita gente, mas existe, e é um excelente autor. Um autor que possui a fantástica capacidade de contar história através da ficção, é verdade, aprende-se muito sobre a história de antigas civilizações e transformações através destes livros. Como no caso deste em questão, através de Sinuhe – o personagem principal – somos levados numa viajem ao passado até o Egito antigo, não sei você, mas eu sou fascinado com histórias de Faraós e pirâmides, e é exatamente isso que você encontrara neste livro, um relato de como eram os costumes, a religião, as guerras, a economia, a política e tudo o mais que se relaciona com a sociedade egípcia, mesclado com muita aventura e emoção. Vamos!!! Viaje você também neste livro...

Sobre o autor

Escritor finlandês, Mika Waltari, mais conhecido por seus romances históricos, especialmente Egyptian (originalmente SINUHE, O egípcio). Os trabalhos de Waltari foram traduzidos em mais de 30 línguas. É considerado um dos principais escritores Finlandeses do século XX. O tema recorrente no trabalho de Waltari são os valores humanistas em um mundo do materialista. Após a segunda guerra mundial Waltari faz usa seus romances em grande escala como forma de expressar sua opinião sobre o pessimismo e do mundo do cristão. Mika Waltari nasceu em Helsinque filho de Toimi Armas Waltari, um pastor e um luterano e Olga Maria Johansson. Waltari perdeu seu pai em 1914 aos cinco anos de idade. Foi criado com a ajuda de dois tios, o doutor em Teologia Toivo Waltari e o mestre em engenharia Jalo Sihtola, cujo conhecimento da arte influenciou o desenvolvimento de Waltari. A mãe de Waltari trabalhou como um caixeiro do serviço civil e educou seus três filhos. Waltari estudou o theology na universidade de Helsinque, mas seguindo os desejos do seu pai, mudou para a filosofia, recebendo seu M.A. em 1929.

Para acessar a fonte clique aqui

Sobre o livro

Trata-se da história de Sinuhe, um egípcio que foi banido de Tebas no sexto ano do reinado de Horemheb, então Faraó. Em seu exílio escreve tristemente as memórias de uma vida atribulada e, já em seu apogeu, chora, através das escritas, a saudade de sua terra natal onde os caniços das margens do rio Nilo sussurravam ao vento primaveril. Escrito pelo finlandês Mika Waltari, (originalmente: Sinuhe Egyptilainen) traz em seus 15 capítulos e em suas 656 páginas num único volume uma embriagante história passada nos desconhecidos e sonhados tempos faraônicos. Nos conduz a viagens emocionantes por momentos da historia de nossa civilização.

Para acessar a fonte clique aqui