domingo, 25 de fevereiro de 2007

Jostein Gaarder/O mundo de Sofia


Minha opinião
Através de Sofia o autor nos conta a história e as principais linhas de pensamento da filosofia, desde a Grécia antiga aos pensadores mais contemporâneos. É um livro para leigos, nós, que sempre ouvimos ser a filosofia uma ciência para “desocupados” – que dispunham de tempo sobrando para ser dedicado a reflexão de assuntos maiores – percebemos que não é bem assim, a filosofia exige dedicação, esforço, desapego, e a meu ver a parte mais difícil, a frustração de quase nunca encontrar uma resposta satisfatória sobre os principais temas que tanto afligem o homem. Neste ponto instrutivo sobre a filosofia o livro é ótimo, minha ressalva esta no fim do livro, depois de percorrer toda a história da filosofia o autor se perde ao tentar dar um final para Sofia. Na tentativa de mostrar que nada é certo ou verdadeiro, que nossa realidade pode não ser tao real assim, que podemos viver num mundo de completa ilusão, sermos a parte criativa e imaginativa de um ser maior, o autor faz das últimas páginas do livro um pouco complicado e maçante. Mas isso não diminui em nada o valor instrutivo ao qual o livro se propõe. Mas esta é minha opinião, tire você as tuas. Viaje você também neste livro...

Para baixar o livro clique aqui

Sobre o autor

Jostein Gaarder, norueguês, nasceu em 1952. Mora em Oslo, com a mulher e dois filhos. Estudou filosofia, teologia e literatura, e foi professor durante dez anos. Estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país. A partir de 1991, ganhou projeção internacional com O Mundo de Sofia, lançado no Brasil pela Cia. Das Letras , que da autoria de Gaarder publicou também Vita Brevis e Através do Espelho.

Para acessar a fonte clique aqui

Sobre o livro

O Mundo de Sofia, editado pela primeira vez em 1991, é um dos livros que continua a encantar todo o tipo de leitores. Mesmo depois de todo o êxito inicial e de se ter tornado quase de imediato um best-seller, continua a ser lido, hoje em dia, por milhares de pessoas, em particular por jovens. O autor, Jostein Gaarder, professor de filosofia do secundário, conseguiu de uma forma original desenvolver uma aventura cheia de reflexões e perguntas através da história da filosofia desde o princípio dos tempos. O objectivo principal deste livro não é relatar ao leitor a evolução da filosofia ao longo do tempo, mas sim fazer com que este não seja tão indiferente àquilo que o rodeia. Isto é conseguido através das respostas dos grandes filósofos às questões que sempre afligiram o mundo.

Para acessar a fonte clique aqui

2 comentários:

Ana Neri disse...

Oi Fabian!
Eu já li esse livro e achei sensacional, é um jeito divertido de aprender um pouco mais sobre filosofia... Parabéns pelo seu blog! tá fofo!!!
Bjinhos,

Harael disse...

Parabéns pelo seu blog . . . tah muito bom mesmo, gostaria de saber se vc ou alguém q por ventura venha a ler este comentário, tem ou saberia me informar onde encontro em arquivo o livro "Vita Brevis" . . . jah estou a proucura dele faz um tempão . . . se vc ou alguém puder ajudar, agradeço, meu e-mail: flavioleonidasjr@hotmail.com